Materiais da carcaça ou voluta.


Existem diversas opções de materiais que podem atender às aplicações de bombas. Os materiais não podem absorver água, devem ser compatíveis quimicamente aos líquidos especificados para a aplicação e serem resistentes ao desgaste e  corrosão.

A tabela abaixo contém alguns dos materiais mais utilizados em carcaças e suas aplicações preferenciais, sem contudo, limitar as aplicações às quais estas ligas de materiais podem atender. É possível melhorar as características mecânicas e químicas das ligas, alterando a composição química ou com tratamentos térmicos (têmpera) e de superfície (níquel químico, nitretação a plasma). 

Dependendo da aplicação, podem ser utilizadas carcaças com ligas de ferro cinzento de classes mais duras, como por exemplo GG-30 ou ligas de maior resistência mecânica e química, como por exemplo, as ligas de ferro nodular GGG-60, onde o tratamento térmico é utilizado para melhorar as propriedades do material.

Também pode ser realizado o revestimento dos componentes que poderão sofrer desgaste em contato com o fluido na aplicação, como por exemplo em minerações onde a abrasividade e o ataque químico geram grande desgaste na carcaça.

Os procedimentos de revestimentos normalmente são para materiais metálicos e podem ser de massa epóxi com carga de cerâmica ou carbeto de silício, resinas de borracha ou epóxi líquida, entre outros materiais. Em alguns projetos, as bombas já são fabricadas com geometrias visando o revestimento interno da bomba com borracha, por exemplo.

A tabela abaixo sugere alguns materiais para as principais aplicações utilizadas na forma standard ou opcional. 

  Material da carcaça
Aplicações   Ferro Fundido Aluminio Bronze Aço Inox Polímero
Água limpa
Água turva sem sólidos X
Água turva com sólidos X X
Água do quente X X
Água do mar X X X
Hidromassagem X X X X
Piscina X X X X
Incêndio X
Industría alimentícia X X X X
Industria química* X X X

* Materiais geralmente usados, podem ser diferentes dependendo do produto químico, temperatura e concentração

Fonte: Apostila Famac 2017