Problemas operacionais e suas prováveis causas
- Anomalias
Problemas Operacionais | Prováveis Causas |
A bomba não bombeia ou a vazão bombeada é insuficiente. | 01- 02 – 03- 04 – 05- 06 – 07- 08 – 09- 10 -11- 12 – 15- 16 – 17 |
A bomba deixa de bombear após a partida. | 01 – 02 – 03 – 04 – 05 – 06 – 07 – 08 |
Pressão de recalque insuficiente. | 01- 02 – 03- 04 – 05- 07 – 09- 10 – 11- 12 -15- 16 – 17 |
Sobrecarga do motor elétrico. | 11- 13 – 14- 15 – 16- 19 – 20 |
Vazamento do selo mecânico. | 12 – 18 – 19 – 20 – 22 – 24 – 25 – 26 |
Durabilidade do selo mecânico reduzida. | 01 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 -26 |
Vibrações / Ruídos. | 01 – 02 – 04 – 11 – 12 – 17 – 18 – 19 – 20 -21 – 27 – 28 – 29 – 31 – 32 |
Superaquecimento. | 01 – 02 – 03 – 10 – 13 – 18 – 19 – 20 – 27 -30 – 32 |
- Prováveis causas
- A bomba não foi escorvada ou a escorva não foi bem realizada.
- A instalação exige condições de sucção superior àquela que a bomba possui (NPSH disponível é menor que o NPSH requerido).
- O desnível de sucção é excessivo.
- Bolsões de ar na tubulação de sucção.
- Está ocorrendo entrada de ar na tubulação de sucção.
- A válvula de sucção está fechada ou parcialmente aberta.
- A válvula de pé é muito pequena ou está entupida.
- A tubulação de sucção não está suficientemente imersa.
- Rotação em sentido inverso.
- Altura manométrica é superior àquela informada quando da seleção.
- Corpos estranhos no rotor.
- Desgaste excessivo das peças internas.
- Motor elétrico funcionando em 2 fases.
- Altura manométrica é inferior àquela informada quando da seleção.
- Viscosidade do líquido é divergente da informada quando da seleção.
- A densidade do líquido é divergente da informada quando da seleção.
- Rotor avariado ou desgastado.
- Eixo empenado.
- Atrito das partes rotativas com partes estacionárias.
- Rolamentos avariados ou desgastados.
- Desalinhamento devido a esforços ou dilatação das tubulações.
- Montagem incorreta do selo mecânico.
- Presença de elementos abrasivos no líquido bombeado.
- Luva protetora do eixo desgastada.
- Desalinhamento interno das peças impedindo a acomodação da sede estacionária com a sede rotativa do selo mecânico.
- Selo mecânico trabalhou a seco.
- Funcionamento com vazões reduzidas.
- A fixação do conjunto não é suficientemente rígida.
- Deficiência de lubrificação nos rolamentos.
- Excesso de graxa nos rolamentos.
- Impurezas nos rolamentos ou no lubrificante.
- Oxidação dos rolamentos devido a entrada de água.
Fonte: manual de operação e montagem KSB Megabloc