Problemas de Funcionamento e suas possíveis causas

Problemas operacionais e suas prováveis causas

  1. Anomalias
Problemas OperacionaisProváveis Causas
A bomba não bombeia ou a vazão bombeada é insuficiente.01- 02 – 03- 04 – 05- 06 – 07- 08 – 09- 10 -11- 12 – 15- 16 – 17
A bomba deixa de bombear após a partida.01 – 02 – 03 – 04 – 05 – 06 – 07 – 08
Pressão de recalque insuficiente.01- 02 – 03- 04 – 05- 07 – 09- 10 – 11- 12 -15- 16 – 17
Sobrecarga do motor elétrico.11- 13 – 14- 15 – 16- 19 – 20
Vazamento do selo mecânico.12 – 18 – 19 – 20 – 22 – 24 – 25 – 26
Durabilidade do selo mecânico reduzida.01 – 18 – 19 – 20 – 21 – 22 – 23 – 24 – 25 -26
Vibrações / Ruídos.01 – 02 – 04 – 11 – 12 – 17 – 18 – 19 – 20 -21 – 27 – 28 – 29 – 31 – 32
Superaquecimento.01 – 02 – 03 – 10 – 13 – 18 – 19 – 20 – 27 -30 – 32
  1. Prováveis causas
  1. A bomba não foi escorvada ou a escorva não foi bem realizada.
  2. A instalação exige condições de sucção superior àquela que a bomba possui (NPSH disponível é menor que o NPSH requerido).
  3. O desnível de sucção é excessivo.
  4. Bolsões de ar na tubulação de sucção.
  5. Está ocorrendo entrada de ar na tubulação de sucção.
  6. A válvula de sucção está fechada ou parcialmente aberta.
  7. A válvula de pé é muito pequena ou está entupida.
  8. A tubulação de sucção não está suficientemente imersa.
  9. Rotação em sentido inverso.
  10. Altura manométrica é superior àquela informada quando da seleção.
  11. Corpos estranhos no rotor.
  12. Desgaste excessivo das peças internas.
  13. Motor elétrico funcionando em 2 fases.
  14. Altura manométrica é inferior àquela informada quando da seleção.
  15. Viscosidade do líquido é divergente da informada quando da seleção.
  16. A densidade do líquido é divergente da informada quando da seleção.
  17. Rotor avariado ou desgastado.
  18. Eixo empenado.
  19. Atrito das partes rotativas com partes estacionárias.
  20. Rolamentos avariados ou desgastados.
  21. Desalinhamento devido a esforços ou dilatação das tubulações.
  22. Montagem incorreta do selo mecânico.
  23. Presença de elementos abrasivos no líquido bombeado.
  24. Luva protetora do eixo desgastada.
  25. Desalinhamento interno das peças impedindo a acomodação da sede estacionária com a sede rotativa do selo mecânico.
  26. Selo mecânico trabalhou a seco.
  27. Funcionamento com vazões reduzidas.
  28. A fixação do conjunto não é suficientemente rígida.
  29. Deficiência de lubrificação nos rolamentos.
  30. Excesso de graxa nos rolamentos.
  31. Impurezas nos rolamentos ou no lubrificante.
  32. Oxidação dos rolamentos devido a entrada de água.

Fonte: manual de operação e montagem KSB Megabloc 

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